• Walison Jorge

A Colônia Esquecida - Aventura para quinta edição


Sinopse da aventura: Abaixo das paredes desmoronadas de uma fortaleza, esconde-se um inexplorado sistema de cavernas que se estende pela escuridão desconhecida. Em meio às profundezas um antigo mal espreita, crescendo faminto. Horrores esquecidos e que um dia foram lendas estão em movimento - com apenas o seu grupo de heróis separando-os de seu objetivo. Não contém spoilers da aventura. Evolução em níveis dos personagens na aventura: A aventura em si, proporciona que um grupo de 4 jogadores cheguem ao 2° nível, caso apenas seja distribuído os pontos de experiência dos desafios. Mas nem todos os desafios na aventura são combates, existem desafios naturais, que o narrador poderá premiar os jogadores com uma soma a mais. Claro, há vários outros meios que possam ser gratificados, desde boas ideias, interpretações, presença na mesa, entre outros, fazendo com que possam alcançar até mesmo o 3° nível. Desafios da aventura:

A Colônia perdida em sua sinopse, deixa claro que se trata de uma clássica exploração de cavernas, mas o narrador pode aproveitar bem a ameaça principal e torná-la mais tensa e criar um sentimento de urgência na resolução do problema, dando a entender que ela poderá ser catastrófica, caso não seja detida. Em minha experiência utilizei o clima da caverna de modo a tornar o ambiente um pouco mais sombrio e sufocante para os jogadores, aumentando as dimensões geográficas, mas sem fazer com que a exploração fosse longa demais, dando a intenção de que a escuridão fosse profunda e vasta. Inseri a sensação de estarem sendo observados a cada passo,combinando sons ambientes mais lamuriantes e trazendo a sensação de medo e expectativa. As criaturas existentes na caverna podem ser apresentadas de forma mais aterrorizante, algo nunca visto pelos personagens. Caprichar nos detalhes descritivos faz com que o clima da batalha se torne mais tenso. Em relação à mecânica, é importante o narrador dosar bem as criaturas. Caso o grupo de personagem seja de quatro jogadores e não possuam muita experiência ou boas estratégias, o grupo pode ser subjugado facilmente.


Ganchos O que começa com uma simples exploração rapidamente se torna uma batalha contra os habitantes do submundo e contra o ambiente subterrâneo. Através de cavernas em ruínas e inimigos há muito tempo aprisionados, o grupo é confrontado por uma ameaça que coloca o futuro da superfície em jogo. Seus heróis devem agir rápido para defender o mundo, ou então encarar as consequências de seus fracassos em impedir o avanço dos habitantes da Colônia Esquecida.”


A aventura em si pode ser inserida facilmente em qualquer campanha, principalmente quando o grupo estiver viajando de um local a outro. Mas ela tem um plot interessante, que pode se tornar uma campanha mais extensa, aproveitando a ameaça nela apresentada e principalmente com a falha dos jogadores em detê-la (algo que pode ser recomendado para criar um arco maior).


Quais materiais você precisa para narrar essa aventura

O livro entrega todas as características dos desafios no livro, inclusive os blocos de estatísticas dos monstros e dos itens que podem ser encontrados, sendo necessário apenas o livro do jogador como um bom suporte. Para quem gosta de utilizar grades e miniaturas, um grid riscável é bem vindo, contribui bem para o desenvolvimento do mapa, mas tudo isso pode ser superado com um bom roleplayer e controle de combate do narrador. Considerações finais

Nós da Ethernalys gostamos muito de ter jogado a aventura, ela traz situações que além de deixar o clima tenso faz com que seja divertido, principalmente nas ameaças naturais. Além do narrador Walison Jorge , tivemos a presença de quatro jogadores Eduardo Jorge (Anão-Clérigo), Isac Junqueira (Elfo-Guerreiro), Wanderson Washington (Draconato-Feiticeiro) e Warlisson Dias (Meio-Elfo-Ladino).

Recomendamos a formação básica para essa aventura: Guerreiro, Mago, Clérigo (em especial) e ladino.



Você pode adquirir o PDF oficial ou a coleção completa no site da sagen editora através dos links abaixo: https://sageneditora.com.br/produto/pdf-12-a-colonia-esquecida/ https://sageneditora.com.br/produto/pack12-5e/ Para mais informações da Sagen, sigam suas redes no Instagram e no facebook.

23 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo