top of page

A Colônia Esquecida - Aventura para quinta edição


ree

Sinopse da aventura: Abaixo das paredes desmoronadas de uma fortaleza, esconde-se um inexplorado sistema de cavernas que se estende pela escuridão desconhecida. Em meio às profundezas um antigo mal espreita, crescendo faminto. Horrores esquecidos e que um dia foram lendas estão em movimento - com apenas o seu grupo de heróis separando-os de seu objetivo. Não contém spoilers da aventura. Evolução em níveis dos personagens na aventura: A aventura em si, proporciona que um grupo de 4 jogadores cheguem ao 2° nível, caso apenas seja distribuído os pontos de experiência dos desafios. Mas nem todos os desafios na aventura são combates, existem desafios naturais, que o narrador poderá premiar os jogadores com uma soma a mais. Claro, há vários outros meios que possam ser gratificados, desde boas ideias, interpretações, presença na mesa, entre outros, fazendo com que possam alcançar até mesmo o 3° nível. Desafios da aventura:

A Colônia perdida em sua sinopse, deixa claro que se trata de uma clássica exploração de cavernas, mas o narrador pode aproveitar bem a ameaça principal e torná-la mais tensa e criar um sentimento de urgência na resolução do problema, dando a entender que ela poderá ser catastrófica, caso não seja detida. Em minha experiência utilizei o clima da caverna de modo a tornar o ambiente um pouco mais sombrio e sufocante para os jogadores, aumentando as dimensões geográficas, mas sem fazer com que a exploração fosse longa demais, dando a intenção de que a escuridão fosse profunda e vasta. Inseri a sensação de estarem sendo observados a cada passo,combinando sons ambientes mais lamuriantes e trazendo a sensação de medo e expectativa. As criaturas existentes na caverna podem ser apresentadas de forma mais aterrorizante, algo nunca visto pelos personagens. Caprichar nos detalhes descritivos faz com que o clima da batalha se torne mais tenso. Em relação à mecânica, é importante o narrador dosar bem as criaturas. Caso o grupo de personagem seja de quatro jogadores e não possuam muita experiência ou boas estratégias, o grupo pode ser subjugado facilmente.


Ganchos O que começa com uma simples exploração rapidamente se torna uma batalha contra os habitantes do submundo e contra o ambiente subterrâneo. Através de cavernas em ruínas e inimigos há muito tempo aprisionados, o grupo é confrontado por uma ameaça que coloca o futuro da superfície em jogo. Seus heróis devem agir rápido para defender o mundo, ou então encarar as consequências de seus fracassos em impedir o avanço dos habitantes da Colônia Esquecida.”


A aventura em si pode ser inserida facilmente em qualquer campanha, principalmente quando o grupo estiver viajando de um local a outro. Mas ela tem um plot interessante, que pode se tornar uma campanha mais extensa, aproveitando a ameaça nela apresentada e principalmente com a falha dos jogadores em detê-la (algo que pode ser recomendado para criar um arco maior).


Quais materiais você precisa para narrar essa aventura

O livro entrega todas as características dos desafios no livro, inclusive os blocos de estatísticas dos monstros e dos itens que podem ser encontrados, sendo necessário apenas o livro do jogador como um bom suporte. Para quem gosta de utilizar grades e miniaturas, um grid riscável é bem vindo, contribui bem para o desenvolvimento do mapa, mas tudo isso pode ser superado com um bom roleplayer e controle de combate do narrador. Considerações finais

Nós da Ethernalys gostamos muito de ter jogado a aventura, ela traz situações que além de deixar o clima tenso faz com que seja divertido, principalmente nas ameaças naturais. Além do narrador Walison Jorge , tivemos a presença de quatro jogadores Eduardo Jorge (Anão-Clérigo), Isac Junqueira (Elfo-Guerreiro), Wanderson Washington (Draconato-Feiticeiro) e Warlisson Dias (Meio-Elfo-Ladino).

Recomendamos a formação básica para essa aventura: Guerreiro, Mago, Clérigo (em especial) e ladino.

ree


Você pode adquirir o PDF oficial ou a coleção completa no site da sagen editora através dos links abaixo: https://sageneditora.com.br/produto/pdf-12-a-colonia-esquecida/ https://sageneditora.com.br/produto/pack12-5e/ Para mais informações da Sagen, sigam suas redes no Instagram e no facebook.

2 comentários


henriqueslcosta
henriqueslcosta
11 de ago. de 2021

As aventuras para 5 edição são muito bacanas. Pude experimentar pilotar duas e já vejo um padrão muito bacana em entrega de informações, mapas, cenário e desafios muito completos para melhor desempenho do narrador na mesa. Nessa aqui acho que jogaria de clérigo hein hahaha. Ótimo post!

Curtir

isacjunqueira4
11 de ago. de 2021

Aventura fantástica!! Toda a dinâmica da narrativa e construção dos desafios foi bem interessante e divertida! Ótima aventura pra tomada de decisões estratégicas e combates com criaturas que realmente criam uma certa tensão na mesa (E lógico, dentro das cavernas o roleplay come solto rsrrs), o que torna obstáculos bem legais para os jogadores. Agradecimento especial ao nosso querido mestre/narrador Walison Jorge, que soube conduzir de maneira espetacular essa narrativa da Sagen Editora!

Curtir
bottom of page